Secretária de Estado da Juventude participa da 1ª edição da Semana da Juventude da CPLP

Acessar fotos
23/11/2022

A secretária de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, participa da edição inédita da Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que começou na segunda-feira (21) e segue até sexta-feira (25), no Rio de Janeiro.

“Fico muito feliz em fazer parte deste processo, partilhar conhecimento, trocar experiência e mostrar a atuação no Maranhão, como tem avançado e transformado no que tange às políticas públicas. Me alegro muito em momentos como esses por ter a oportunidade de conhecer experiências multo fundamentais que vem aí para somar enquanto questão pública” declarou a secretária Tatiana Pereira.

O evento é uma iniciativa realizada pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP) e Conselho Nacional de Juventude do Brasil (Conjuve), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, Prefeitura do Rio de Janeiro e Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. 

A Secretária Tatiana Pereira participou da mesa de debate sobre ‘Experiências de Gestão no Protagonismo Juvenil’ e citou as ações realizadas pelo governo do Estado, por meio da Seejuv, como a Caravana de Municipalização do Sistema de Juventude, Cartão Transporte Universitário e tantos outros.

A Semana da Juventude da CPLP tem como objetivo fortalecer a participação social e o protagonismo juvenil. Ao longo de cinco dias, serão debatidas formas de cooperação no âmbito das políticas públicas direcionadas aos jovens. 

Os líderes das juventudes de países asiáticos, europeus, africanos e americanos estarão no Rio de Janeiro, recebidos pelo Conselho Nacional de Juventude do Brasil (Conjuve) e a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JuvRio) para participar de uma troca de experiências, tecnologias sociais, boas práticas e conhecer projetos e lideranças que são referência na cidade.

Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional de Juventude do Brasil (Conjuve), destacou a importância de ações pensadas e voltadas para a juventude brasileira.

“Realizar pela primeira vez a Semana da Juventude da CPLP no Brasil é um verdadeiro marco histórico. Será um importante momento de integração e fortalecimento dos laços de amizade e culturais entre jovens e organizações juvenis dos países de língua portuguesa. Acreditamos que iniciativas como essa ampliam as possibilidades da cooperação para o desenvolvimento de projetos e políticas que tenham como objetivo a promoção dos direitos da maior geração de jovens da história, além de abrir uma porta de oportunidades dos jovens para o mundo”, disse o presidente do Conjuve.

Telmiston Filho Guajajara, conhecido como Tel Guajajara, diretor de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), fala da importância de participar dessa agenda e qual impacto ela tem para a UNE.

“Nós da União Nacional dos Estudantes temos a responsabilidade de ser linha de frente nesse processo de formação e reconstrução junto com todos os setores da sociedade, inclusive com os setores de juventude que tem se demonstrado resistentes. A Seejuv tem sido uma das principais aliadas nas lutas em defesa da garantia e ampliação dos direitos da juventude, o Conjuve, ao fazer esse evento, contempla não só o setor da juventude e da educação, mas também o setor do desenvolvimento e das relações internacionais da comunidade de língua portuguesa”, disse Tel Guajajara.