Projeto Juventude Itinerante gera grande impacto para jovens e adultos
O Governo do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (19), mais uma etapa do Projeto Juventude Itinerante, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), que visa beneficiar jovens e adultos que encontram-se em situação de vulnerabilidade. Mais de 100 jovens foram atendidos pela ação, que aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Coroado.
A ação contou com a parceria da Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado e Economia Solidária (Setres), Viva Procon, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto Acqua com Sorrir Móvel. A Seejuv vem desenvolvendo um importante trabalho nas comunidades onde é destinado o projeto, pois cada serviço oferecido pelos parceiros, tem um papel significativo para os jovens que necessitam de um simples instrumento como uma carteira de trabalho.
O projeto Juventude Itinerante é estruturado em duas etapas: Primeiro, formação nas comunidades, atingindo a jovens e adultos, ofertando gratuitamente palestras e oficinas sobre direito de consumidor, conceitos teóricos e práticos para o mercado de trabalho e empreendedorismo, visando atender à demanda do setor produtivo e potencializar a empregabilidade e inclusão produtiva dos alunos egressos; Segundo, ação social oferecendo serviços disponibilizado pelos parceiros do projeto.
A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destacou o quanto este serviços transforma vidas e aproxima as pessoas com os serviços que o estado tem a oferecer.
“O projeto que realizamos esta semana, do Juventude Itinerante no bairro do Coroado, oportuniza a emissão de carteira de trabalho, acesso aos serviços do Procon, o Sorrir Móvel, a Defensoria Pública, isto é, de fato, leva a população serviços que o governo oferta. É muito importante, fundamental para garantir direitos e o resultado dessas ações são pessoas encaminhadas para o mercado de trabalho. Então, isso transforma a vida das pessoas, transforma a juventude”, declarou Tatiana Pereira.
Atendimento à comunidade
O Projeto Juventude Itinerante realizou 121 atendimentos, dos quais muitos jovens tiveram o primeiro acesso a serviços como emissão de carteira de trabalho, assistência jurídica e tratamento bucal.
Entre os serviços oferecidos, dois resultaram em encaminhamento ao mercado de trabalho, fruto do cadastro realizado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). O senhor Luís Augusto dos Santos contou como foi o seu atendimento.
“Estou feliz pela oportunidade dada pelo Projeto Juventude Itinerante. Realizei o meu cadastro e logo sai com esse encaminhamento, deu tudo certo, obrigado Sine e Seejuv pelo grande trabalho”, disse o senhor Luís Augusto.
A jovem Emylenn Lima relatou sobre como estes projetos são de fundamental importância para os jovens de São Luís. “Este projeto, no bairro Coroado, é mais uma oportunidade para os jovens obterem carteira de trabalho e, consequentemente, conseguirmos oportunidades de emprego. Além da carteira de trabalho, fizemos o cadastro no programa Jovem Aprendiz, que pode abrir oportunidade para o primeiro emprego. Acredito que vamos conseguir. Tivemos também o Sorrir Móvel cuidando da nossa saúde bucal. Estou contente.” disse.
O presidente da Associação do Coroado, Robert Alan Garcês, avaliou a ação e destacou em suas palavras a esperança do retorno do projeto para a comunidade.
“Avalio como uma ação positiva e queria muito que não fosse só um dia, porque a nossa população é carente de serviços, principalmente atendimento odontológico, além da abertura de oportunidades de emprego. Tivemos um aumento grande do desemprego e o Sine, hoje, graças ao Governo do Estado, vem fazendo um bom para essas pessoas que eram excluídas”, declarou Robert Alan Garcês.