Projeto Juventude Itinerante atinge mais de 100 jovens em sua primeira atuação no Polo Coroadinho

14/07/2023

Realizado pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), no período de 11 e 12 de julho, o Projeto Juventude Itinerante alcançou mais de 100 jovens do Polo Coroadinho e adjacências do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) - Vocacional Dica Ferreira, localizado na Avenida dos Africanos.

Com a finalidade de estimular a mudança deste cenário, o projeto tem como proposta oferecer qualificação profissional para jovens de 15 a 29 anos de comunidades dentro de São Luís, em parceria com organizações do terceiro setor que sejam conduzidas por jovens, ou tenham projetos com e para a juventude, realizadas na modalidade presencial.

Por compreender a dinâmica do mercado de trabalho e a necessidade de qualificação profissional, diante do número de jovens inseridos no mercado informal, foram ofertadas oficinas de elaboração de currículo e dicas de entrevista; palestras sobre resíduos sólidos; oficina de aperfeiçoamento para regularização de organizações sociais que desenvolvem ações para a juventude; e qualificação para microempreendedores.

Para a realização do projeto, a Seejuv conta com a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres/Sine), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), Instituto Acqua (Sorrir Móvel) e Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), garantiram serviços de atendimentos para os jovens e a comunidade.

O procurador público Gil Henrique Faria destacou os serviços oferecidos pela DPE e enfatizou a importância da parceria com a juventude. “Estamos aqui com essa parceria com a juventude, no Iema Vocacional do Polo Coroadinho, oferecendo nossos serviços para os jovens, para a comunidade, fazendo atendimentos jurídicos, fornecendo orientações jurídicas a todos que necessitarem da Defensoria. É de grande importância essa parceria, pois quem ganha é a comunidade” disse o procurador.

A jovem contemplada pelo projeto, Açucena Viana, declarou o quanto o Juventude Itinerante irá contribuir para o seu currículo profissional e como oportunizar os jovens com essas políticas faz muita diferença. “Estou muito feliz em participar do Juventude Itinerante, pois vai ajudar a tornar o meu currículo mais rico pelos cursos oferecidos. Oportunizar a juventude é um fator importante para inseri-la no mercado de trabalho e esses dois dias me ensinaram muito”, disse Açucena.

Os serviços oferecidos pelo Projeto Juventude Itinerante atingiram em sua primeira ação 166 jovens, 80 alunos certificados pelo projeto, 32 jovens atendidos pelo Procon, sete atendimentos pela Defensoria Pública do Estado, 21 atendimentos pela Setres/Sine, resultando em um encaminhamento ao mercado de trabalho e 26 atendimentos pelo Sorrir Móvel. Foi possível constatar nos atendimentos o números significativos de jovens que não possuem um instrumento básico como a Carteira de Trabalho, documento esse que permite o acesso ao primeiro emprego.

A jovem atendida e encaminhada pelo Sine ao mercado de trabalho, Sandra Maria Costa, moradora do Polo Coroadinho, falou da grande oportunidade recebida dentro do projeto e de como ele transforma vidas. “Participar desse projeto oferecido pela Secretaria de Juventude foi muito importante, primeiro por oferecer capacitações para a juventude, que contribui muito para o currículo e, segundo, sair daqui encaminhada para o mercado de trabalho. Só tenho elogios ao Governo do Estado por essa iniciativa”, disse.

A Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, enfatizou a importância dos serviços oferecidos e o quanto é fundamental garantir ao mercado de trabalho.

“O Projeto Juventude Itinerante leva serviços importantes para garantir ao público-alvo oportunidades no mercado de trabalho. Nós estamos com muitos o parceiros, que são essenciais neste processo, fazendo com que cada ação possa amplificar ainda mais a atuação da juventude no mercado de trabalho. Trabalhando de forma itinerante em São Luís, iniciamos no Polo Coroadinho. Nas próximas semanas teremos outras agendas, que acontecerão no Coroado e no Bairro de Fátima”, informou a secretária.

O projeto segue na próxima semana, de 18 a 21 de julho, às 14h, no Bairro do Coroado, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro S/Nº, Rua Minerva, 555; e Bairro de Fátima, Instituto Educacional e Cultural Esperança - Rua Djarrano Martins Nº 12.