Juventude Itinerante presta serviços para a comunidade de São José de Ribamar

15/09/2023

A Secretaria de Estado da  Juventude (Seejuv) realizou nesta quarta-feira (13) mais uma ação do projeto Juventude Itinerante, que vem desenvolvendo trabalho dentro das comunidades da Grande ilha. A ação aconteceu no Colégio Militar 2 de Julho, no município de São José de Ribamar, reunindo estudantes e a comunidade local.

O Juventude Itinerante conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com aplicações de vacinas; atendimento do Procon com a carteira de trabalho digital e balcão online; e o cadastramento no Sine Itinerante realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

O projeto, em São José de Ribamar, realizou vários atendimentos com a comunidade através dos serviços prestados pelos parceiros da ação desenvolvida, resultando em mais de 100 pessoas atendidas. Além de possibilitar um encaminhamento ao mercado de trabalho pelo cadastramento do Sine Itinerante realizado pela Setres.

Ao desenvolver este projeto, a Seejuv mostra a importância da aproximação com os territórios, permitindo aos jovens acesso a direitos essenciais. Pensando nisto, o secretário adjunto Estadual da Juventude, Thiago Prado, ressalta os impactos positivos gerados dentro da comunidade.

"O projeto Juventude Itinerante é muito importante porque traz um impacto positivo para a comunidade. A Secretaria de Estado da Juventude está cumprindo seu papel de trazer essas políticas transversais como saúde, assistência, cursos em geral, profissionalizar os nossos jovens através desse programa, direto e dentro da comunidade, sempre em locais de fácil acesso para facilitar o atendimento local” disse.

Gabriela dos Santos, aluna do Colégio Militar 2 de Julho, enfatiza a importância da vacinação oferecida pelo projeto, o quanto ela contribui para o bem-estar e uma vida saudável. “A vacinação nos deixa mais seguros e é muito benéfica para o nosso sistema imunológico, prevenir doenças, e é muito importante estar se preocupando com a sua saúde, seu corpo, seu bem-estar para que a gente possa viver uma vida mais saudável” falou Gabriela dos Santos.

Cristiane Ferreira, moradora local, relata o quanto a comunidade precisa dos serviços oferecidos pelo projeto. "Eu vim participar dessa ação do governo que trouxe serviços preventivos e vacinas para cá. Foi muito bom, a comunidade é carente dos atendimentos e foi uma ótima iniciativa e  quem ganha é a população. Ribamar é uma cidade que cresceu muito e precisa desse olhar de atenção” relata Cristiane Ferreira.