Grêmios estudantis maranhenses fazem parte de estudo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

4/08/2023

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) realizou na última quarta-feira (2), o lançamento do Site e o estudo do Projeto ‘Eu e Tu’, idealizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O evento aconteceu no auditório do Museu da Reffesa, e contou com a presença de estudantes e representantes de Grêmios Estudantis. 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançou, em 2021, o Projeto ‘Eu e Tu’ - Grêmios e Coletivos Estudantis, onde a iniciativa busca mapear grêmios e coletivos escolares das redes municipais e estaduais com o propósito de conhecer a realidade sobre a participação e organização de estudantes na gestão escolar para a coordenação democrática e educação inclusiva. O projeto foi desenvolvido em sua primeira fase com foco nos estados do Amazonas, Amapá e Maranhão, e em um segundo momento, foi expandido para o restante do país.

Com metodologia própria de coleta e organização de dados, a ferramenta escolhida para o contato com as/os estudantes foi o chatbot (software de bate-papo). Chamado Euetu - que significa vento, na língua do povo Sateré-Mawé, do Amazonas, o bot funciona no WhatsApp, no celular e no desktop, interagindo com estudantes e educadores das redes municipais e estaduais de pelo menos 49 cidades dos territórios escolhidos. 

No Maranhão, 26 municípios receberão a pesquisa: Alcântara, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabal, Bacuri, Barra do Corda, Chapadinha, Codó, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Itapecuru Mirim, Jenipapo dos Vieiras, Lima Campos, Magalhães de Almeida, Nova Olinda do Maranhão, Palmeirândia, Parnarama, Pinheiro, Poção das Pedras, Porto Rico do Maranhão, Santa Quitéria, Turilândia, Viana e São Luís. 

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, pontuou em suas palavras o quanto os grêmios são fundamentais para o avanço da democracia, transformando vidas através da atuação social juvenil.

“A agenda desta tarde é uma agenda de consolidação da participação da juventude estudantil nos grêmios. E é fundamental, primeiro para avançar a democracia e principalmente fortalecer o ato de consolidação de lideranças estudantis. Uma escola que tem grêmio estudantil é uma escola que consegue ter o estudante atuando na gestão da escola, vivenciando a escola fazendo com que a escola não consiga ser somente um espaço de ensinar, mas também transformar vidas através da atuação social do jovem, do estudante” disse Tatiana Pereira.

A assessora de Programa e Políticas Sociais na Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Marcele Frossard, ressaltou a importância da pesquisa realizada dentro do Estado do Maranhão.

“A pesquisa é muito importante porque ela apresenta os dados sobre as escolas do Maranhão e também em relação ao contexto nacional, assim demonstra para os estudantes, para as escolas, para a comunidade escolar de uma maneira geral a importância desses espaços. Observamos na pesquisa que o estado do Maranhão, dos três (Amazonas, Amapá e Maranhão), é o que tem o melhor desempenho”, contou Marcele Frossard.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel Silva, destacou a importância do momento de apresentação sobre a realidade dos grêmios estudantis e como servirá de subsídio para muitas instituições que debatem a pauta.

“Esse momento que tivemos hoje de apresentação desse estudo sobre os grêmios estudantis é bem interessante e importante porque nos dar mais ferramentas, informações sobre a realidade maranhense e isso servirá para várias instituições, Secretarias de Estado, da Igualdade Racial, da Juventude e o próprio Conselho Estadual, que é responsável pela elaboração de normativas para todo o sistema estadual. Esse é um documento que vem agregar informações para o fortalecimento do próprio protagonismo juvenil” relatou Soraia Raquel.

A presidente Regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Juliana Barbosa, destacou como é fundamental a vivência desse ambiente democrático enquanto estudantes secundaristas, sendo o grêmio a base do movimento estudantil.

“Esse momento é muito importante para nós estudantes secundaristas, principalmente pelo espaço de fala, pois a gente enquanto movimento estudantil entende a importância dos grêmios, entende a importância de vivenciar esse ambiente democrático e tem o grêmio como base do movimento estudantil. Ele fortalece a luta, a lei do grêmio livre, que é uma conquista estudantil. Fortalece todos os dias a importância de ser liderança dentro das nossas escolas e a nossa luta para expansão desse grêmio no nosso estado”, destacou Juliana Barbosa.