Governo entrega Cartões Transporte Universitário a jovens maranhenses

30/05/2022

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) realizou, na tarde de quinta-feira, (26), o ato de entrega do Cartão Transporte Universitário em São Luís, com a presença de 74 estudantes beneficiados, de vários municípios. A solenidade aconteceu no auditório do Museu da RFFSA, em São Luís. 

A cerimônia teve a participação da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; secretário adjunto da Juventude, Thiago Prado; diretor geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Alex Oliveira; e o secretário adjunto de Administração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vitor Pflueger. 

Os estudantes receberam o benefício, no valor de R$ 800, em parcela única, para o seu deslocamento, diário, tendo como fator chave a garantia da continuidade em seus estudos. Para realização das entregas estiveram presentes alunos dos municípios de Santa Rita,  Barreirinhas, Icatu, Cedral, Bequimão, Boa Vista do Gurupi, Urbano Santos, Vargem Grande, Pirapemas, Olho d'Água das Cunhãs e Presidente Vargas.

O programa Cartão Transporte Universitário tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes maranhenses a educação, auxiliando os jovens em seu deslocamento diário do município onde residem para o município onde está localizada a sua instituição de ensino.  Beneficia 1.071, estudantes, residentes no Maranhão, que fazem, diariamente, um percurso superior a 100 km somados ida e volta. Deste total, 71 são da Rede IEMA Unidades Plena.  

A secretaria Tatiana Pereira, que já cumpriu, nesta semana, uma agenda de visita a 18 municípios em atos de entregas do Cartão Transporte Universitário, destacou as ações realizadas pela Seejuv e o comprometimento do governador Carlos Brandão com a juventude do Maranhão. 

“O Governo do Maranhão realizou a entrega do Cartão Transporte Universitário que é o compromisso do governador Carlos Brandão com uma agenda positiva de potencializar a juventude, garantir o acesso à educação e, principalmente, fazer com que a perspectiva de concluir o seu ensino superior seja atingida”, afirmou a secretária. 

Tatiana Pereira anunciou que o governador Carlos Brandão vai fazer um processo importantíssimo de lançamento de um novo edital Cartão Transporte Universitário com mais de 2.000 vagas. “Isso garante aos estudantes acesso ao ensino superior pagando sua passagem, recebendo essa bolsa de R$ 800 e, com certeza, transforma a vida de muita gente”, ressaltou.

Alunas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) afirmaram que o cartão é importante para o deslocamento. "É uma ajuda muito boa, veio na hora certa, estamos vivendo um momento muito delicado, de vulnerabilidade socioeconômica; esse benefício será de grande ajuda", afirmou Manoela Silva da cidade de Barreirinha, estudante da UEMA.

"Foi um grande incentivo para o nosso deslocamento, principalmente para nós de Santa Rita, que fizemos um grande sacrifício para estudar aqui em São Luís", afirmou Márcia Thereza Muniz, estudante da UEMA e moradora de Santa Rita. 

O diretor Geral do IEMA, Alex Oliveira, ressaltou a importância do incentivo para os jovens continuarem tendo acesso ao ensino. “O Cartão Transporte Universitário, do Governo do Estado, é uma oportunidade para os jovens do estado poderem ter acesso à escola e, no IEMA, não é diferente, com mais de 70 vagas, o que é muito importante para os estudantes”.