Governo do Estado conclui cursos de qualificação ofertados no CRJ de Caxias

22/11/2022

O Centro de Referência de Juventude (CRJ) de Caxias concluiu, na quinta-feira (11), a capacitação de 120 alunos formados nos cursos de Operador de Caixa, Auxiliar Administrativo, Informática Básica, Auxiliar de Laboratório, Capacitação Profissional e Programação. Os cursos ofertados é uma iniciativa do Governo do Maranhão através das políticas públicas da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

O CRJ é um espaço acessível, aberto e democrático que possibilita aos adolescentes e jovens participarem de atividades tecnológicas e profissionalizantes e, ainda, desenvolver e participar de ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política; promover a integração à comunidade e à sociedade; desenvolver ações que oportunizam o protagonismo juvenil; preparar o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvedor de sua comunidade.

O diretor do CRJ Caxias, Kairon Lobo, enfatiza a importância dos cursos na qualificação profissional da juventude caxiense.

"A conclusão desse 3° ciclo de cursos é, mais uma vez, a garantia dos direitos e da qualidade de vida. Através desses cursos conseguimos oportunizar a eles não apenas conhecimento, mas, também, inclusão, sociabilidade e, principalmente, condições de competir no mercado de trabalho através da qualificação profissional e curricular que foi adquirida aqui. Certamente, esse trabalho se manterá firme na oferta de mais cursos para que mais jovens de Caxias tenham essa chance”, ressaltou Kairon Lobo.

João Paulo Santos, aluno do curso de Auxiliar de Laboratório, destaca a relevância dos cursos para a construção de novas capacidades e espaço de atuação.

"A importância do curso de Auxiliar de Laboratório é muito relevante, pois ajuda a desenvolver profissionais para a área laboratorial, gerando mais oportunidade de trabalho e, óbvio, novos conhecimentos", afirmou João Paulo.

A professora do curso de Auxiliar Administrativo, Ana Maria Costa, fala da experiência de ser a mentora desse processo de formação dos alunos.

"Agradeço a Deus por ter me fortalecido ao ponto de superar todos os desafios que tive ao decorrer dessa experiência e, também, por toda saúde que me deu e que permitiu finalizar esta etapa tão importante. Apesar de ter sido pouco tempo, pude ampliar horizontes e enriquecer meu acervo cultural e intelectual. Agradeço a equipe CRJ pelo apoio e suporte, sempre que solicitado, e aos meus alunos por todo respeito e disponibilidade nas aulas. A palavra certa para tudo é gratidão”, afirmou Ana Maria.