Com a abertura do Mês da Juventude, a Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) realizou, nos dias 7 e 8 de agosto, o 7º Encontro de Gestores e Gestoras Municipais da Juventude, no auditório do Edifí
Com a abertura do Mês da Juventude, a Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) realizou, nos dias 7 e 8 de agosto, o 7º Encontro de Gestores e Gestoras Municipais da Juventude, no auditório do Edifício João Goulart, localizado na Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís (MA).
Em dois dias de atividades, gestores e gestoras municipais de juventude participaram de formação sobre: Panorama das Políticas públicas de Juventudes; Oficina Gestão de Política Pública; Interface e Transversalidade da Política Pública de Juventude e Municipalização das Políticas Públicas de Juventude.
O evento contou com a participação de representantes de 34 municípios, entre eles: São Luís, Anajatuba, Grajaú, Matinha, Serrano do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Santa Helena, São João Batista, Vargem Grande, Santa Luzia do Paruá, Coelho Neto, São Bernardo, Cajari, Timbiras, Colinas, Morros, Rosário, Bacabeira, São Mateus, Trizidela do Vale, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Paraibano, Santa Luzia, Igarapé do Meio, Penalva, Governador Newton Bello, Conceição de Lago Açu, Presidente Médici, Itapecuru Mirim, Pedro do Rosário, Turiaçu, Anapurus e Parnarama.
Também prestigiaram o evento representantes de diversos órgãos estaduais, como Pablo Lima, da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc); Luiz Henrique Lula, secretário de Estado o Trabalho e Economia Solidária; Mauro Marques, gestor do Programa Maranhão Quilombola; Marlana Portilho, chefe do Departamento de Estudos Populacionais e Sociais do Instituto de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc); Izabel Camizão, analista ambiental da Secretaria do Meio Ambiente; e Eduardo Araújo, responsável pela Superintendência de Inovação, da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação.
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Luiz Henrique Lula, enfatizou a transversalidade do governo na execução de políticas públicas para a juventude.
“A Secretaria de Juventude mobilizou neste momento uma boa parte dos gestores do Maranhão que trabalham as políticas de juventude. A Setres veio dar sua contribuição, mostrar seu portfólio de atividades, mostrar sua disposição de parcerias de interface que envolvem as demais secretarias estaduais. Enfatizamos que mais de 72% do público objeto da nossa qualificação é formado de jovens. Portanto, estamos com um encaminhamento muito adiantado sobre a ocupação dos Sines, nos Centros de Referência de Juventude, nesses espaços que a Secretária de Juventude tem conquistado. Portanto, devemos compreender que este governo está alinhado na questão das políticas para a juventude, incentivando a conexão entre as diversas secretarias que aqui estiveram representadas”, disse o Luiz Henrique Lula.
A secretária Municipal da Juventude do município de São Bernardo, Débora Portela, em sua primeira gestão em sua cidade trouxe o quanto esse encontro tem sido importante para o seu aprendizado.
“É o primeiro encontro de juventude que eu venho aqui em São Luís e tá sendo simplesmente maravilhoso, ele abriu um leque de oportunidades e de experiências nas quais eu não tinha e estou levando para o meu município, onde eu quero abraçar todas as ideias e os programas que foram feitos aqui e levar as ideias para São Bernardo” declarou Débora Portela.
A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, ressaltou a importância desse momento para os gestores da juventude no fortalecimento dos debates e formações.
“Este é um momento importante. A gente conseguiu trazer para o encontro de gestores pessoas que puderam contribuir com o debate, formação e, principalmente, pessoas que pudessem pensar a atuação de gestores municipais em relação a este projeto de Governo do Estado, além de trazer o Imesc para falar deste panorama geral da juventude do brasil e do maranhão, e que consegue nos dar um norte de como podemos responder às ações com foco na juventude do Maranhão”, declarou Tatiana Pereira.