Centro de Referência do Médio Mearim finaliza cursos oferecidos pelo Governo do Estado

3/11/2022

O Centro de Referência de Juventude (CRJ) do Médio Mearim, localizado no Parque João do Vale em Pedreiras, finaliza nesta quinta-feira (27) os cursos oferecidos pelo Governo do Maranhão. Os cursos ofertados qualificaram 89 alunos, sendo 35 em Design de Sobrancelha, 25 em Maquiagem e 29 Barbeiros.

O CRJ é um espaço de convivência concebido para convergir ideias, compartilhar conhecimentos e estimular a convivência das diferentes juventudes presentes no território maranhense. Um universo plural que vê as juventudes como sujeitos de direitos - juventudes no plural por compreender que há especificidades neste espectro -, ambiente para a livre expressão dos jovens, onde poderão desenvolver e aprimorar habilidades e obterem qualificação profissional.

A secretária executiva do Centro de Juventude de Pedreiras, Nagella Magalhães, avaliou o encerramento dos cursos na formação dos novos profissionais. “Foram ofertados três cursos: barbearia, designer de sobrancelha e maquiagem, com parceria com IEMA de Pedreiras para 120 jovens com professores totalmente qualificados, capacitando nossos jovens para o mercado de trabalho, meus cumprimentos à nossa secretaria de Estado da Juventude, Tatiana Pereira”, disse Nagella Magalhães.

Maria dos Reis, aluna do curso de designer de sobrancelhas, agradeceu a oportunidade de ter participado e como isso mudará a sua vida profissional. “Agradeço a participação desse evento lindo em homenagem ao Outubro Rosa, ao Centro de Juventude de Pedreiras e ao IEMA que proporcionou esse curso maravilhoso, que trouxe para o meu aprendizado mais conhecimento, agilidade nos procedimentos. Sou muito grata pela oportunidade e tenho certeza que daqui pra frente, eu vou conseguir alcançar meus objetivos através desse curso de designer de sobrancelhas”, ressalta Maria dos Reis.

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) já implantou dois Centros de Referência de Juventude, nos municípios de Caixas e Pedreiras. Atualmente executa o terceiro Centro de Referência, na região metropolitana, no bairro do Filipinho, em São Luís. As áreas de atuação serão Educação, Qualificação Profissional e Tecnológica, Cultura, Esporte e Lazer.

O superintendente de Políticas de Juventude, Júlio Oliveira, fala da importância do CRJ e como ele impacta diretamente na vida dos jovens.

“O Centro de Referência de Juventude é um importante equipamento público, por que ele visa à qualificação da Juventude, sem ocultar que ele é um espaço plural e de compartilhamento de experiências. Atualmente temos dois Centros de Referência de Juventude, o de Caxias e Pedreiras. Esses Centros estão funcionando desde 1º de agosto de 2021 e o outro desde outubro. Atualmente, os Centros já atenderam mais de cinco mil jovens que só transitam, outros que incluem certificados. Aqui em São Luís, esse equipamento também tem a mesma finalidade de levar qualificação, de ser um espaço plural, onde possam ter acesso à formação e onde eles possam estimular o protagonismo juvenil deles”, afirma Júlio Oliveira.